Acionistas

A IBIRITERMO S.A. tem participação/controle compartilhado em 50% para cada uma das seguintes sociedades:

EDISON S.p.A.

589b739db3ce13a25024182a_Edison_corpo_RG

A Edison é a mais antiga companhia de energia da Europa e uma das indústrias líderes na Itália e na Europa. Hoje, a empresa atua em 10 países ao redor do mundo e tem uma equipe de mais de 3.000 pessoas (31.12.2015) em duas principais áreas de negócio: energia elétrica e exploração e produção de  hidrocarbonetos (gás natural e petróleo).

Energia elétrica

A empresa tem um parque de produção de energia elétrica altamente eficiente com um mix produtivo diversificado variando de ciclo combinado (CCGT), hidroelétricas, eólicas, solar e sistemas de biomassa.  Atividades de produção de energia situam-se na Itália e Grécia e em ambos os países, é o segundo maior produtor de energia. Graças a 18,5 TWh de eletricidade produzida em 2015, cobre 6,8% do mercado de geração de energia na Itália.

Hidrocarbonetos

No ramo de hidrocarbonetos, a Edison opera na Itália, Europa, Médio Oriente, África e América do Sul, onde detém licenças para a exploração e produção de gás natural e petróleo. Graças a 12,7 bilhões de metros cúbicos de gás importado em 2015, cobre  21% do total de importação de gás na Itália.

Eficiência energética

Desde março de 2016 Edison expandiu-se em soluções de eficiência energética para a indústria e em serviços ambientais de larga escala graças à sociedade realizada com a EDF Fenice.

Infraestruturas de gás

A Edison também está empenhada em desenvolver infraestruturas de importação de gás para a Itália e Europa e através das subsidiárias gerencia-se as atividades regulamentadas (transporte de gás, armazenagem e distribuição).

Clientes

Na Itália, a empresa serve aproximadamente 1,2 milhões de clientes comerciais e residenciais e também fornece serviços de eficiência energética e soluções. Além disso, opera em mercados de comercialização de energia.

Parte do Grupo EDF

Desde 2012 Edison é controlada pelo grupo EDF (Electricité de France) que detém 99.483% das ações. Edison está listada na Bolsa Italiana, exclusivamente, com ações preferenciais.

www.edison.it

PETROBRAS – PETRÓLEO BRASILEIRO S.A.

57e90be385a476a775f4f9c0_petrobras-logo_

É uma empresa integrada de energia que atua de forma rentável, com responsabilidade social e ambiental. Possui unidades de negócios por todo o Brasil e no mundo, com presença em 27 países. Na geração de energia elétrica, a Petrobras participa em usinas termelétricas, eólicas e pequenas centrais hidrelétricas, que complementam as necessidades de energia do país, principalmente em períodos de seca e grande demanda.

No total, o parque gerador possui 36 unidades – próprias, de subsidiárias ou de empresas em que temos participação acionária –, incluindo uma em construção, com capacidade total de geração de 6.885 megawatts (MW).

As usinas termelétricas têm destaque no parque, mas também a empresa gera energia elétrica por meio de cinco usinas eólicas (Macau e Parque Eólico de Mangue Seco) e duas pequenas centrais hidrelétricas. Além disso, a Petrobras está construindo uma usina fotovoltaica no município de Açu (RN), que terá capacidade instalada de 1,1 MW e será usada para consumo de edifícios da Petrobras.

A Companhia é considerada referência mundial em  sustentabilidade, considerando 387 indicadores internacionais, entre eles queda em emissão de poluentes e em vazamentos de óleo, menor consumo de energia e sistema transparente de atendimento a fornecedores.

O Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 prevê investimentos de US$ 74,1 bilhões, sendo 82% deste valor para a área de Exploração e Produção. Nas demais áreas de negócios, os investimentos destinam-se, basicamente, à manutenção das operações e à projetos relacionados ao escoamento da produção de petróleo e gás natural. www.petrobras.com.br