Missão e Valores

História, missão e valores da empresa Ibiritermo

HISTÓRIA

A IBIRITERMO S.A. foi criada em 27 de junho de 2001, fruto da parceria entre a Edison S.p.A., um dos principais operadores do setor de energia elétrica e gás natural da Itália e a PETROBRAS – Petróleo Brasileiro S.A., empresa brasileira integrada de energia da área de petróleo e gás. O seu objeto social consiste no desenvolvimento, construção, propriedade, operação, manutenção e exploração de usina termelétrica no Município de Ibirité em Minas Gerais.

A usina tem uma capacidade de geração de 226 MW e faz parte do PPT – Programa Prioritário de Termeletricidade do Governo Federal. É despachada pelo Operador Nacional do Sistema - O N S e é operada pela PETROBRAS, a qual é a tomadora da capacidade de geração da usina e comercializadora de energia.

O financiamento do projeto da usina foi estruturado sob a forma de Project Finance, processo especialmente utilizado para investimentos de infra-estrutura. Os bancos financiadores são o BNDES (Banco de Desenvolvimento), BNP Paribas e US EXIM Bank. A estruturação do financiamento se completou em dezembro de 2003 e o projeto foi eleito como o Project Finance do ano na América Latina, publicado na revista especializada em finanças de projetos de infra-estrutura – Project Finance Magazine.

MISSÃO E VALORES

Agregar valor aos acionistas, atuando com ética e transparência, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.

Preservar o meio ambiente é um valor fundamental para a coletividade e, portanto, a Ibiritermo opera conforme a legislação vigente e utiliza as melhores tecnologias para geração de energia elétrica.

A Ibiritermo leva em consideração as exigências da comunidade em que atua e colabora para seu desenvolvimento econômica e social.