DIRETRIZES SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde)

LIDERANÇA E RESPONSABILIDADE

Difusão e promoção, em todos os níveis, da politica corporativa de SMS, seus valores  e metas.

Exercício da liderança pelo exemplo, de modo a assegurar o máximo comprometimento da força de trabalho com o desempenho de SMS.

Definição clara, em cada unidade, das atribuições e responsabilidades relacionadas ao desempenho de SMS.

Integração, em cada unidade, do desempenho em SMS as suas metas de produção e rentabilidade;

Acompanhamento e avaliação do desempenho de SMS das empresas contratadas

Acompanhamento e avaliação do desempenho de SMS das empresas contratadas

Difusão dos valores que promovam a qualidade de vida da força de trabalho, dentro e fora da empresa.

CONFORME LEGAL

As atividades da empresa devem estar em conformidade com a legislação vigente nas áreas de segurança, meio ambiente e saúde.

AVALIAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS

Riscos inerentes às atividades da empresa devem ser identificados, avaliados e gerenciados, de modo a evitar a ocorrência de acidentes.

NOVOS EMPREENDIMENTOS

Os novos empreendimentos devem estar em conformidade com a legislação e incorporar, em todo o seu ciclo de vida, as melhores práticas de SMS

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

As operações da empresa devem ser executadas de acordo com procedimentos estabelecidos e utilizando instalações e equipamentos adequados, inspecionadas e em condições de assegurar o atendimento às exigências de segurança, meio ambiente e saúde.

GESTÃO DE MUDANÇAS

Mudanças, temporárias ou permanentes, devem ser avaliadas visando a eliminação e/ou minimização de riscos decorrentes de sua implementação.

AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS

O desempenho em segurança, meio ambiente e saúde de contratados, fornecedores e parceiros deve ser compatível com o sistema Ibiritermo.

CAPACITAÇÃO, EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Capacitação, educação e conscientização devem ser continuamente promovidas, de modo a reforçar o comprometimento da força de trabalho, com o desempenho em segurança, meio ambiente e saúde.

GESTÃO DE INFORMAÇÕES

Informações e conhecimentos relacionados a segurança, meio ambiente e saúde devem ser precisos, atualizados e documentados, de modo a facilitar sua consulta e atualização.

COMUNICAÇÃO

As informações relativas a segurança, meio ambiente e saúde devem ser comunicadas com clareza, objetividade e rapidez, de modo a produzir os efeitos desejados.

CONTINGÊNCIA

As situações de emergência devem estar previstas e ser enfrentada com rapidez e eficácia visando a máxima redução de seus efeitos.

RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE

A empresa deve zelar pela segurança das comunidades onde atua, bem como mantê-las informadas sobre os impactos e/ou riscos eventualmente decorrentes de suas atividades.

ANÁLISE DE ACIDENTES E INCIDENTES

Os acidentes e incidentes decorrentes das atividades da empresa devem ser analisados, investigados e documentados, de modo a evitar sua repetição e/ou assegurar a minimização de seus efeitos.

GESTÃO DE PRODUTOS

A empresa deve zelar pelos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde de seus produtos, desde sua origem até a destinação final, bem como empenhar-se na constante redução dos impactos que eventualmente possam causar.

PROCESSO DE MELHORIA CONTINUA

A melhoria continua do desempenho em segurança, meio ambiente e saúde deve ser promovida em todos os níveis da empresa, de modo a assegurar seu avanço nessas áreas.