Equipamentos

TURBOGERADOR A GÁS:

É composto por quatro componentes principais: compressor, câmara de combustão, turbina a gás e gerador elétrico. 

O ar comprimido é queimado na câmara de combustão, passando-se a expandir na turbina a gás que se encontra permanentemente acoplada ao gerador elétrico, o qual transforma energia mecânica em energia elétrica. Os gases resultantes da combustão, após a expansão na turbina são exauridos à caldeira de recuperação.

CALDEIRA DE RECUPERAÇÃO:

É um trocador de calor que tem a função de realizar o acoplamento termodinâmico entre o ciclo a gás e o ciclo a vapor em uma termelétrica de ciclo combinado.

A caldeira de recuperação se encarrega de aproveitar o máximo possível a energia contida nos gases de exaustão do turbogerador a gás, o que é feito convertendo uma determinada quantidade de água em vapor mediante processos que acontecem em três níveis de pressão.

Do ponto de vista construtivo a caldeira de recuperação é composta por diversos bancos de tubos aletados dispostos sequencialmente ao longo do percurso dos gases. A caldeira possui ainda tambores, sistemas de purga, tratamento químico da água e atemperadores, dispositivos estes que permitem garantir a qualidade do vapor para seu uso no turbogerador a vapor.

TURBOGERADOR A VAPOR:

O vapor produzido na caldeira de recuperação de calor aciona a turbina a vapor, que se encontra permanentemente acoplada ao gerador elétrico, o qual converte a energia mecânica em energia elétrica.

O vapor de água depois de produzir trabalho no turbogerador a vapor, torna-se líquido novamente no condensador. Para este fim se utiliza água de circulação que resfria o condensador e rejeita à atmosfera, através das torres de refrigeração, a energia derivada da condensação do vapor. Para minimizar os efeitos contaminantes da combustão sobre o entorno, a usina termelétrica dispõe de sua chaminé principal de 60m de altura.